quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Teoria de Gestalt

A teoria de gestalt ( gestaltismo), ou psicologia da forma, nasceu por oposição à psicologia do século XlX, que tinha por objecto os estados da consciência. Köhler e os seus companheiros vão criticar, concretamente, wundt que, tomando o modelo das outras ciências, procurava decompor os processos mentais nos seus elementos mais simples. se a filosofia analisava os órgãos, decompondo em tecidos e células, a psicologia deveria decompor os processos conscientes nos seus elementos constitutivos e enuncias as leis que regem as suas combinações e relações. os elementos mais simples seria as sensações que, associadas, somadas, constituiriam a percepção.

As quatro teorias da teoria de gestalt são:
a)Tendências à estruturação - Conceito desenvolvido pela Psicologia da Forma. Explica-se pela propensão natural do ser humano a organizar ou estruturar os diferentes elementos que se lhe deparam. Tendemos a agrupar elementos que se encontram próximos uns dos outros ou que são semelhantes.

b)Segregação figura-fundo - Conceito desenvolvido pela Psicologia da Forma. Explica-nos que percepcionamos figuras definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos. Não se podem ver objectos sem separá-los do seu fundo.


c)Pregnância - conceito desenvolvido pela psicologia da forma. Por pregnância das formas, entende-se pela qualidade que determina a facilidade com que percepcionamos figuras. Percepcionamos mais facilmente as boas formas, ou seja, as simples, regulares, simétricas e equilibradas.


d)Constância perspectiva - Conceito desenvolvido pela psicologia da forma. Traduz-se na estabilidade da percepção. Existem três grandes tipos de constância: a da grandes, a da forma e a constância da cor. A constância perceptiva é particularmente importante porque, graças a ela, o mundo surge-nos com relativa estabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário