domingo, 6 de dezembro de 2009

Narrativa e Narratividade

Narrativa – A narrativa é normalmente apresentada em prosa, mas também existe a possibilidade de ser apresentada em verso, como aconteceu na Epopeia. Se tivermos de definir o texto narrativo de forma resumida, diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objectiva e baseada na sucessividade.


Estrutura da Narração


A acção da narrativa é organizada por três acções: Intriga, Acção principal e Acção secundária:

A Intriga é uma acção considerada como um conjunto de acontecimentos que se sucedem, segundo um princípio de casualidade, com vista a uma conclusão, esta acção é uma acção fechada.

A Acção principal integra o conjunto de sequências narrativas que detêm maior importância ou relevo.

A Acção secundária por vezes depende da acção principal e daí se define a sua importância.

A narração consiste em arranjar uma sequência de factos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na acção que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Os seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos: Apresentação; Complicação ou desenvolvimento; Clímax; Desfecho.



Narratividade – impõem uma força modalizante na narrativa que a conduz a uma integração histórico-social. Por isso, os textos das diferentes épocas foram lidos diversamente através da história e pelas diferentes classes sociais, podendo dizer-se que a narratividade de cada texto determinará a sua recepção pelo variado público. A narratividade deve ser tida em conta como uma qualidade do discurso reconstrutor desse universo e ser actualizada pelo processo da leitura.


Sem comentários:

Enviar um comentário