quinta-feira, 27 de maio de 2010

Técnicas de Registo Áudio

Estúdio

Um estúdio é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Incluem-se nesta definição não só qualquer pequena sala onde um indivíduo trabalha na sua fotografia, vídeo, ilustração, escultura, pintura, animação, música, rádio etc., mas também grandes edifícios, como ocorre na indústria fonográfica e cinematográfica.
A origem da palavra "estúdio" deriva da palavra do Latim “studere” que pode ser traduzido como a "ânsia de conseguir algo", também existe como uma adaptação do termo em inglês "studio".
O termo francês para estúdio “atelier”, além de designar um estúdio artístico, é utilizado para caracterizar o estúdio de um designer.
Tanto no Brasil quanto em Portugal “estúdio”, também se relaciona ao local para a realização de filmagens cinematográficas, gravações para televisão, produção de fotos ou mesmo gravações. Assim pode-se falar em estúdio cinematográfico, estúdio de rádio ou de televisão.

Voz In e Voz Off

A voz é um dos elementos mais importantes da narrativa fílmica. Na linguagem audiovisual, a voz pode intervir de duas maneiras distintas: através da narração ou do diálogo.
Enquanto que os efeitos sonoros pontuam a acção, a voz transmite-nos a história da acção.
A distinção entre estes dois tipos de vozes prende-se com a presença ou não da personagem no campo da imagem. A voz in é a voz de qualquer elemento que se encontre dentro do campo visual. Por exemplo, o diálogo dos actores em cena.

Sonoplastia

Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registos de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados.
Sonoplastia é um termo exclusivo da língua portuguesa que surgiu na década de 60 com o teatro radiofónico, como a reconstituição artificial dos efeitos sonoros que acompanham a acção. Esta definição é extensiva ao teatro, cinema, rádio, televisão e web . Antes designada como composição radiofónica, tinha por função a recriação de sons da natureza, de animais e objectos, de acções e movimentos, elementos que em teatro radiofónico têm que ser ilustrados ou aludidos sonoramente. Incluía ainda a gravação e montagem de diálogos e a selecção, a gravação e alinhamento de música com uma função dramatúrgica na acção ou narração.

Sem comentários:

Enviar um comentário