quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dinâmica de Contrastes

O contraste esta subdivido em 4 tipos, que são:
Contraste de Escala;
Contraste de Forma;
Contraste de Cor;
Contraste de Tom.

Contraste de Escala - A distorção da escala, pode chocar o olho ao manipular à força a proporção dos objectos e contradizer tudo aquilo que, em função da nossa experiência, esperamos ver. A idéia ou mensagem deve ser lógica ao usar esta técnica. Tem de haver um motivo racional e específico para a manipulação de objectos. Por exemplo, ao colocarmos a maçã maior e em primeiro plano, podemos estar a dar uma
sensação de destaque. Mas ao colocarmos este objecto desta forma sem nenhuma intenção, o resultado trará desconforto visual e fará com que a sua composição perca a harmonia.


Contraste de Forma - Por meio de uma composição antagónica, ou seja, que tenha opostos, a dinâmica do contraste poderá ser prontamente demonstrada em cada exemplo visual básico que dermos. Se o objetivo for atrair a atenção, a forma regular, simples será dominada pela forma irregular, imprevisível. Ao serem justapostas, as texturas desiguais intensificam o caráter único de cada uma.
A função principal desta técnica é aguçar, por meio do efeito dramático, mas ela pode, ao mesmo tempo e com muito êxito, dar maior requinte à atmosfera e às sensações que envolvem uma manifestação visual.


Contraste de Cor - O tom supera a cor em nossa relação com o meio ambiente, sendo, portanto, muito mais importante que a cor na criação do contraste. Das três dimensões da cor (matiz, tom e croma), o tom é a que predomina. Depois do tonal, talvez o mais importante contraste de cor seja o quente-frio, que estabelece uma distinção entre as cores quentes, dominadas pelo vermelho e pelo amarelo, e
as frias, dominadas pelo azul e pelo verde. A gama azul-verde sempre foi usada para indicar distância, enquanto a qualidade dominante da gama vermelho-amarelo tem sido usada para expressar expansão. Essas qualidades podem afectar a posição espacial, uma vez que a temperatura da cor pode sugerir proximidade ou distância. O contraste complementar é o equilíbrio relativo entre o quente e frio.


Contraste de Tom - Podemos ter contrastes entre tons. A divisão de um campo em partes iguais pode demonstrar um contraste tonal, uma vez que o campo é dominado pelo peso maior, ou seja, o tom mais escuro. No caso, branco e preto, a sensação é de que o preto domina a maior área.

Sem comentários:

Enviar um comentário