terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Módulo 9 - Técnicas de Narração - 1. Narração



A Interpretação

Interpretação é uma actividade que se baseia em estabelecer, uma comunicação verbal ou não verbal entre duas indivíduos que não usem o mesmo código. É um termo que tanto pode referir-se ao processo quanto ao seu resultado, isto é, tanto ao conjunto de processos mentais que ocorrem num leitor quando interpreta um texto, quanto aos comentários que este poderá tecer depois de ter lido o texto. Pode, portanto, consistir na descoberta do sentido e significado de algo, geralmente, fruto da acção humana.



Estrutura da Narração

A acção da narrativa é constituída por três acções: Intriga, Acção principal e Acção secundária.

Intriga: Acção considerada como um conjunto de acontecimentos que se sucedem, segundo um princípio de casualidade, com vista a um desenlace.

Acção principal: Integra o conjunto de sequências narrativas que detêm maior importância ou relevo.

Acção secundária: A sua importância define-se em relação à principal, de que depende, por vezes. A acção secundária relata acontecimentos de menor relevo.

A narração consiste em arranjar uma sequência de factos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na acção que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Os seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Desta forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos: Apresentação; Complicação ou desenvolvimento; Clímax; Desfecho


Enredo

Enredo é um conjunto de actividades que estão, ou irão ser executadas pelas personagens numa ficção, com o intuito de criar sentido ou emoção no espectador.

O enredo é o que sustenta a história, é o que dá sentido à mesma. São relatos vividos pelas personagens, que são ordenados em sequencia, e que irão indicar a movimentação das personagens no tempo e no espaço. O enredo, na maior parte das ocasiões, está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão narrativa.

Existem também varias formas do enredo ser organizado, como por exemplo:

Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.

Quebra da Situação Inicial - quando um acontecimento modifica a situação apresentada.

Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.

Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.

Epílogo - solução do conflito (Não obriga a um final feliz).



O Narrador

O narrador é aquele que ira contar o desenrolar da história. É uma das três entidades que constituem uma historia, a par do autor e do leito/espectador. O narrador existe apenas no mundo da historia, e aparece de forma a fazer com que o leitor possa compreender a própria história.




Sem comentários:

Enviar um comentário